“Sua Pele é Um Luxo”: MULTI recebe totem com protetor solar gratuito

Com a chegada do verão, aumenta a exposição das pessoas à radiação solar, especialmente durante atividades ao ar livre. Pensando nisso, o projeto social “Sua Pele é Um Luxo”, idealizado pela empresária Manu Berger, sobrevivente mais de uma vez de um dos mais graves e raros tipos de câncer de pele, se une ao movimento nacional Dezembro Laranja para, anualmente, conscientizar a população através de campanhas sobre os perigos do câncer de pele e a importância da prevenção.

A edição de 2024 traz uma iniciativa inédita: a instalação de totens de protetor solar para uso gratuito em pontos estratégicos de Florianópolis, como em beach clubs, bares, marinas e restaurantes à beira-mar, principalmente em destinos famosos da capital catarinense. E o MULTI Open Shopping, foi um dos locais escolhidos para participar da ação que busca levar proteção e informação diretamente ao público, incentivando o uso diário de protetor solar como uma medida essencial para a saúde da pele.

No MULTI, o totem está instalado próximo do bebedouro e da entrada no banheiro do empreendimento, um local estratégico para que os frequentadores, do primeiro shopping a céu aberto da região Sul da Ilha de Santa Catarina, possam fazer o uso do protetor solar.

Neste ano, Manu Berger realiza o projeto “Sua Pele é um Luxo” em parceria com a médica dermatologista Débora Cadore, especialista em Oncologia Cutânea e profissional atuante na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.

Uma questão de saúde pública  
O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, correspondendo a 33% dos diagnósticos de câncer no país, segundo o INCA. Em 2022, foram estimados cerca de 8.980 novos casos de melanoma, a forma mais agressiva da doença – justamente a que acometeu duas vezes a empresária Manu Berger. A maioria dos casos está diretamente ligado à exposição solar sem proteção adequada, sendo altamente curáveis quando detectados precocemente.  

Para reforçar a mensagem de conscientização, o projeto visa ultrapassar a marca de distribuição de 100 litros de protetor solar em 2023. “Vamos abastecer os totens com protetor solar regularmente, para garantir proteção ao público até pelo menos o fim do mês de janeiro, e não somente no mês da campanha Dezembro Laranja. E para 2025 eu e a Manu Berger estaremos juntas novamente e pretendemos ampliar ainda mais o alcance da campanha”, destaca a médica dermatologista Débora Cadore.

Um projeto com história e impacto  

O “Sua Pele é Um Luxo” nasceu em 2019, com um evento no Parque do Povo, em São Paulo. Desde então, expandiu suas atividades promovendo todos os anos debates, lives, parcerias e ações de impacto que beneficiaram entidades filantrópicas como Pimp My Carroça (São Paulo), Equipe do Bem (Santa Catarina) e Cabruca Cooperativa (Bahia), distribuindo protetores solares para comunidades vulneráveis.  

“Acredito no poder da informação e na prevenção como caminhos para salvar vidas. Minha experiência pessoal com o melanoma me mostrou a importância de iniciativas como essa, que unem educação e acessibilidade. Na primeira vez que recebi a notícia que estava com um melanoma eu tinha pouquíssima informação sobre o que era, por isso eu fiz da minha história e de todos os desafios e vitórias nesta luta contra o câncer uma missão, de ser uma porta-voz para alertar sobre a importância da prevenção, do acompanhamento com um profissional qualificado e do diagnóstico precoce”, destaca Manu Berger.  

Com ações efetivas e parcerias estratégicas, o projeto “Sua Pele é Um Luxo” reforça o compromisso de promover saúde e bem-estar, transformando o Dezembro Laranja em uma oportunidade de conscientização e cuidado com a pele.

Além do MULTI, há totens com protetor solar gratuito em paradores nas praias da Joaquina e Mole, na Marina da Lagoa, e em empreendimentos na Lagoa da Conceição, em Jurerê Internacional, na SC 401 e em Santo Antônio de Lisboa.